O QUE É IFÁ












ELEDÚNMARÊ / OLODÚNMARÊ.

Para nos devotos de Orisá, temos em Eledúnmarê Senhor supremo da criação.
Eledúnmarê é a onipresença, onipotência, e onisciência da criação, em sua grande ciência de criador observa afim de aprender experimentando seu próprio poder (Centelha divina) manifestada em sua criação.

No seres humanos tas como os animais e tudo que existe no universo somos parte de uma mesma energia de criação, a esta Eledúnmarê apenas observa, e qual á justificativa deste ato de apenas observar ?

- Seria ele justo, se tenho pão em minha casa e meu irão não tem?

- Como mensurar o merecimento e melhoria de meus atos se mesmo em produzir a perversidade para meu próximo, não pagasse pelo ônus das minhas escolhas?

- Se não escolhi ser bom, ajudar, plantar para colher, preferi roubar, matar e ser mau, devo merecer a mesma dadiva de bondade que é ofertada para quem anda na lei?

- Onde estaria então a minha opção de escolha mas conhecida como "Livre Arbítrio".

Assim Eledúnmarê o criador universal apenas observa o desenvolvimento de sua própria criação sem intervir em hipótese alguma, mas para ser justo o criador permite aos espíritos que escolhem o auxilio a humanidade o acesso ao espirito da verdade, que nos devotos chamamos de IFÁ.

Para que se entenda quem é IFÁ o espirito da verdade, testemunha ocular de toda a criação, precisamos primeiramente entender a criação.

Conta-se que desde o despertar do próprio criador Eledúnmarê tem como IFÁ sua consciência viva da criação, guardando em si toda sabedoria do tudo sobre o todo.

Assim O criador permite a alguns espíritos que escolheram auxiliar no equilíbrio do universo, estes no momento que antecede seu nascimento acordaram com Oni Gbode
(o senhor do portal celeste), que seriam sacerdotes e que seriam representantes da lei universal. ( A lei do equilíbrio ).

Assim permitindo a estes sacerdotes o acesso a consciência da criação, e bom salientar que esta permissão é dada apenas aqueles que escolheram trilhar o caminho da lei, estes terão varias dificuldades na vida, serão testados em sua fé, até aprenderem a lei e terem a dignidade e o merecimento de serem honrados com sacerdotes.

A estes serão permitidos o conhecimento e contato direto com a consciência viva da criação mediante ao destino que o mesmo escolheu e grau de sacerdócio por ele desempenhado.














Eridílogun / Meridílogum
, Jogo de Búzios.

Ferramenta de acesso a consciência divina da criação ( IFÁ ),
Este oraculo consiste em 16 conchas ( búzios) que são consagrados em cerimonia especifica onde evocações e magias serão usadas para divinizar o instrumento de consulta utilizado unica e exclusivamente por sacerdotes do culto aos Orisá's, estes denominados " Bábá ( Iyá* ) Olwô Orisá". Pais ( Mãe) do segredo de Orisá.















Opelé Ifá
Ferramenta de acesso a consciência divina da criação ( IFÁ ), Este oraculo consiste em 08 metades de favas de ifá, tendo seu complemento o Opon Ifá* taboa consagrada onde se tefa ( se imprime ) os símbolos dos odús em questão,  presa a um, três ou cinco fios de miçanga, ou atá mesmo por correntes de bijuteria de aço leve, diferente do Eridilogun algumas famílias da Nigéria consideram o instrumento de consulta como um Orisá em particular, também consagrados em cerimonia especifica onde magias serão implantadas no instrumento e também no Awô, esta ferramenta por sua natureza muito mais precisa em detalhar o odú em questão, demanda do Awô muito mais atenção e cuidados redobrados  diante da evocação das energias usadas na manipulação energética durante á consulta.


































Este instrumento de consulta utilizado única e exclusivamente por sacerdotes com iniciação ao culto a Ifá diferente dos Baba Olwô Orisás, tem em seus Odú's a determinação do culto direto á IFÁ, sendo reconhecidos no Orún ( Céu ) e no Ayê ( Terra ) como homens como Babalawõ's, e as mulheres Iyanifá podendo a estes se assim desejarem ou por determinação dos seus odús se iniciarem no culto dos Orisás.
Estas ferramentas são consagrada para que energias dos Odú's possam reconhecer o Awô e lhe permitam o acesso as informações e entendimento do que se procura, porém devemos salientar que IFÁ é a consciência do todo.

Sendo assim o sacerdote que acendem á fama e poder financeiro, o dever estar sempre em alerta e em equilíbrio na lei, chamamos á ateção para o comportamento de um sacerdote.

O fato destes chegarem a tal estagio ( SACERDOTES ) no plano terrestre e espiritual, não conferem aos mesmos a garantia de estabilidade, este estado de plenitude apenas se mantem quando o mesmo permanece na lei, sendo muito obvio a necessidade do estudo continuo, e a manutenção do respeito, bom caráter e conduta social de sua comunidade e sua própria consciência, caso estes decidam enclinar-se ao caminho contrario, lhe serão imputados o peso de suas próprias escolhas, o sacerdote que utiliza o nome de IFÁ para mentir e conseguir vantagens sera penalizado de forma violenta pelo seu próprio Orí, este tornando-se amaldiçoado, infértil a sorte, perdendo qualquer contato com o espirito da verdade, vivendo em total desgraça e abandono dos bons espiritos .